Alterar tamanho da letra

Increase size Decrease size Revert styles to default

Associação Miradouro da Luz

Por um futuro mais verde

Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Votações

Concorda com a construção do Hotel no Miradouro da Luz?

Quem está online

Temos 4 visitantes em linha
Apresentação da Associação Miradouro da Luz
Escrito por Alexandra Soares
Sábado, 14 Novembro 2020 11:11

QUAL A NOSSA RAZÃO DE SER? QUAIS OS OBJECTIVOS?

Nas últimas duas décadas, o concelho de Lagos tem sido caracterizado por uma evolução urbanística de alguma forma moderada que foi alterando progressivamente a paisagem original sem causar um transtorno ou uma indignação social abrupta.
Pouco a pouco, alguns dos espaços que antes eram livres de construção vão sendo ocupados por variados complexos compostos de edifícios de variada natureza e diversos fins que vão desde os habitacionais a alguns conjuntos turísticos. Ao longo destas duas últimas décadas, finais dos anos 90 e primeiras décadas do século XXI, têm sido assim construídos em Lagos os mais diversos edifícios em vários pontos da cidade, uns com um maior impacto visual outros que passam mais despercebidos.

A verdade é que tal evolução urbanística tem ocorrido sem grande contestação pública havendo até a aceitação das alterações paisagísticas como sendo a consequência de uma necessidade imposta pelo bem vindo desenvolvimento económico.
À expectativa de crescimento económico acrescem as características dos edifícios cuja altura tem sido limitada o que faz com que as pessoas não sintam o espaço urbano como um invasor agressivo do espaço natural.

Durante muito tempo subscrevemos um entendimento similar.
Aparentemente Lagos não iria sofrer dos erros irreversíveis e danosos verificados noutras cidades algarvias ou situadas na zona litoral.
Mas após uma análise detalhada e rigorosa da realidade da cidade, concluímos que, afinal, não podemos considerar assim tão inócua a forma como o urbanismo se desenvolveu em Lagos.

Após uma análise sobre a história do planeamento, do ordenamento e da gestão do território em Lagos, ficámos mesmo assustados com as enormes pretensões urbanísticas para o futuro, muitas destas pretensões planeadas escrupulosamente, nos últimos anos, por conluio entre meios políticos e algumas das empresas mais poderosas financeiramente. E concluímos que os próximos anos serão anos cruciais para o urbanismo em Lagos.

Estamos perante a existência de inúmeros projectos de construção visionados para os próximos anos que vão acabar por transformar Lagos numa cidade diferente da que conhecemos.
Em vez de uma opção por seguir uma experiência urbana correctiva, avizinha-se a concretização dos mesmos erros outrora cometidos noutras cidades e que nestas provocaram danos enormes a nível, ambiental, urbanísticos e económico.
Manter a beleza natural através de uma visão urbanística sustentável é a única forma de manter as nossas cidades atractivas e promover o desenvolvimento económico e bem estar social.
E somos responsáveis perante as gerações futuras.

Será nosso objectivo tornar os procedimentos administrativos mais transparentes, trazê-los a público, apelar à participação pública e lutar contra aberrações urbanísticas e ambientais.

Pretendemos ainda informar e tornar públicos os métodos e mecanismos adequados à prossecução da defesa do ambiente e sustentabilidade urbanística da nossa da cidade.
E vamos também esforçar-nos por ir expondo alguns detalhes históricos sobre as opções urbanísticas já concretizadas e com as quais teremos que nos confrontar no futuro.