Alterar tamanho da letra

Increase size Decrease size Revert styles to default

Associação Miradouro da Luz

Por um futuro mais verde

Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Votações

Concorda com a construção do Hotel no Miradouro da Luz?

Quem está online

Temos 17 visitantes em linha

Notícias

ASSINE PETIÇÃO DEFESA ZONAS ADJACENTES PRAIA DE PORTO MÓS ALGARVE »»»»» CLIQUE AQUI

ASSINE PETIÇÃO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE HOTEL NO MIRADOURO DA LUZ »»»»» CLIQUE AQUI

"Solicitamos a todos os interessados em colaborar no nosso projecto de oposição à edificação no miradouro da Luz que nos enviem um email com a vossa opinião.

Aos que puderem cooperar financeiramente agradecemos também a participação. Neste momento pretendemos juntar fundos para agirmos legalmente contra a aprovação de plano urbanístico que possibilite a destruição do morro.

Queremos juntar um grupo de pessoas para propormos uma acção popular contra a Câmara Municipal de Lagos. O plano ainda está em fase de elaboração, encontrando-se agora na fase de desenho e definição de tipo de terrenos. Iremos pressionar para a qualificação como espaço verde e de lazer."

Envie a sua opinião para info@amluz.com ou entre em contacto connosco.

Ajude financeiramente esta causa. Apoie a Associação Miradouro da Luz. Increva-se na Associação.
Cartões de crédito: Depósitos e/ou Transferências Bancárias:
NIB: 0007 0000 00790076447 23
IBAN: PT50 0007 0000 00790076447 23
SWIFT: BESCPTPL
»»»»» REGISTO

Associação Miradouro da Luz - Bem Vindo
APELO AOS HABITANTES DA PRAIA DA LUZ PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Câmara Municipal de Lagos está a elaborar o Plano Urbanístico específico da Praia Luz, o qual visa orientar e limitar o direito de construção nos terrenos da localidade.

Sempre foi admitido pela Câmara Municipal de Lagos que a sua intenção seria qualificar a área do miradouro da Praia da Luz como área destinada a espaços verdes, admitindo a possibilidade construção até dois pisos para o terreno situado no lado direito (sentido norte-sul) do miradouro. Sabe-se, inclusivamente, que todo o trabalho na elaboração dos desenhos técnicos do plano realizados e estudados nos últimos anos incluíam o espaço como sendo destinado a zona verde.

Sucede que, muito recentemente, soubemos que existe a possibilidade de a Câmara ceder a eventuais interesses no sentido de alterar a qualificação da área do miradouro por forma a permitir a edificação de uma unidade hoteleira, a qual deverá ter 3 pisos, localizada no topo do miradouro. Ora, a existência do edifício com 3 pisos (ou até menos) no topo do miradouro é absolutamente inaceitável por várias razões que são essencialmente de ordem estética e de disposição urbanística no que se refere ao nível de altura entre os vários edifícios existentes.

Na verdade, basta imaginar a vista da Praia da Luz de quem vem a percorrer a estrada no sentido Burgau – Lagos, a partir da qual apenas se verá um edifício alto não enquadrado na altura dos edifícios confinantes. Não está em causa a necessidade de instalação hoteleira na Praia da Luz, mas não se percebe porque querem instalar as camas numa zona que deveria ser de lazer e de passeio aos utentes, havendo claramente outros terrenos que poderiam ser utilizados para implantação de edifícios turísticos.

São exemplo disso as zonas junto a Monte Lemos e Montinhos da Luz onde grande parte dos proprietários vão perder qualquer direito de construir. Não se entende a razão pela qual essas zonas são desaproveitadas para uma construção racional e organizada e de acordo com as necessidades da população, nomeadamente a criação de alojamento.

A criação de uma unidade hoteleira no centro urbano da Luz é o oposto daquilo que deveria ser uma boa planificação urbanística, pois não se percebe qual a vantagem de ter um hotel de 3 pisos (que na verdade não aumenta em muito o n.º de camas existentes), numa zona onde deveria, isso sim, ser preservada a beleza natural do sítio como forma de atracção turística, devendo as unidades de alojamento ser localizadas em áreas onde não se justifica a proibição total de construção.

Vimos assim apelar a todos os cidadãos com interesse na boa conservação e organização da Vila da Luz que expressem o seu desagrado pelas novas ideias previstas pelos órgãos de administração local, para que posteriormente possamos organizar formalmente um grupo de contestação expressivo e com força para protecção dos interesses da nossa comunidade.

Actualizado em Quinta, 19 Maio 2011 16:45

Miradouro da Luz